Publicado em 12/12/2019

​O que é Agroecologia?

           A palavra agroecologia diz respeito ao zoneamento agroecológico, que é a demarcação territorial da área de exploração possível de uma determinada cultura, em função das características edafoclimáticas necessárias ao seu desenvolvimento. A partir de 1980, esse conceito passou a ter outra conotação: para Gliessmann (2001), é a aplicação dos princípios e conceitos da ecologia ao desenho e manejo de agroecossistemas sustentáveis.

           

          Para outros, trata-se apenas de uma nova disciplina científica. Para Guzmán (2002), a agroecologia não pode ser uma ciência, pois incorpora o conhecimento tradicional que por definição não é científico. No entanto, consideramos que a agroecologia é uma ciência em construção, com características transdisciplinares integrando conhecimentos de diversas outras ciências e incorporando inclusive, o conhecimento tradicional, porém este é validado por meio de metodologias científicas (mesmo que, às vezes, sejam métodos não-convencionais).

 

 

 

Definições de agroecologia e agricultura orgânica

      A agricultura orgânica tem por princípio estabelecer sistemas de produção com base em tecnologias de processos, ou seja, um conjunto de procedimentos que envolvam a planta, o solo e as condições climáticas, produzindo alimento sadio, com características e sabor originais, e que atenda as expectativas do consumidor (PENTEADO, 2000).

          A agroecologia, por sua vez,  se desenvolve em razão do padrão convencional de agricultura ter se mostrado insustentável, não só pelo aumento da pobreza e o aprofundamento das desigualdades, mas também pelos graves impactos ambientais negativos.  Para Altieri (1989), a agroecologia é uma ciência emergente que estuda os agroecossistemas integrando conhecimentos de agronomia, ecologia, economia e sociologia.

 

 

Fontes:

DIFERENÇA ENTRE AGRICULTURA ORGÂNICA E AGROECOLÓGICA

Agroecologia: Introdução e Conceitos