WhatsApp Image 2020-05-11 at 22.35.30 (1).jpeg
VIII CONGRESSO INTERNACIONAL DE AGROECOLOGIA
convocatoria-papel-agroecoloxía-aumento-totalitarismos-PT.jpg

Programação do VIII Congresso Internacional de Agroecologia: modalidade ON-LINE

Editado em: 28/05/2020 as 11:14

Clique na imagem para AMPLIAR ou BAIXAR O ARQUIVO, ou BAIXE a pasta abaixo com todos informes do congressso 

VIII Congresso Internacional de Agroecologia: modalidade ONLINE

Publicado em: 24/04/2020

 

O COVID-19 produziu mudanças profundas em nossas sociedades nesses meses de pandemia. Pensamos que em julho seria possível realizar pessoalmente o VIII Congresso Internacional de Agroecologia, mas finalmente temos que descartar essa opção. Será um congresso realizado ONLINE.

 

As datas da celebração são mantidas nos dias 2 e 3 de julho, mas todas as sessões serão realizadas on-line. Para isso, usaremos a plataforma de aprendizado virtual da Universidade de Vigo. Não requer a instalação de nenhum software ou a divulgação de dados pessoais. É útil e ágil para o ensino a distância e também será útil para discutir a agroecologia e o sistema alimentar. Agora, mais do que nunca, diante da pandemia da saúde, intimamente ligada à natureza predatória do sistema econômico industrial, as propostas dos agricultores, agricultura familiar, agricultura orgânica e regenerativa, curto-circuito, baixo impacto ambiental, como as preconizadas pela Agroecologia , torne-se mais necessário. Não podíamos deixar passar a oportunidade de colaborar para construir um novo sistema alimentar e um novo sistema econômico.


Todas as mesas redondas planejadas são mantidas: Temos vários workshops prontos, que tornaremos públicos imediatamente. E o número de resumos para apresentar contribuições científicas e informativas é de cerca de 70. Esse capital humano e esse compromisso não podiam ficar órfãos: todos queríamos nos reunir em Vigo, tocar, abraçar e pensar juntos, em torno de um bom alimento agroecológico, mas não podemos ser. Seguimos em frente, o movimento agroecológico global não tem limite e este congresso on-line será mais uma prova de sua força.

Alterações propostas


Além do formato on-line, o comitê organizador decidiu as seguintes alterações:


1. O prazo para envio de resumos foi adiado para 15 de maio.
2. O prazo para envio dos textos completos é adiado para 1º de junho.

3. A taxa reduzida é mantida como taxa de inscrição: 90 euros em taxa normal e 30 euros para estudantes e desempregados. 

 

No caso de autores de trabalhos, a taxa normal prevalecerá quando algum deles não for estudante nem desempregado.

Como divulgar e publicar os trabalhos submetidos

Os textos submetidos e aceitos podem ser publicados em qualquer um dos seguintes meios:


No Journal of Food Sovereignty (textos em espanhol)
No Brazilian Journal of Agroecology and Sustainability (textos em inglês, espanhol e português)
No periódico Agroecology e sistemas alimentares sustentáveis
No Livro de Atas do Congresso (terá ISBN; textos nos idiomas do Congresso)

 

Para Inscrição:


Registro desde Galiza ou Comunidade Autónoma do Estado Espanhol

Fazer transferência para a seguinte conta: 2080 5155 9730 4000 0250 com depósito identificado para: ECOECOAGRO, o nome e o DNI.


Inscrição para estrangeiros

Pazer transferência para a seguinte conta:

IBAN: ES31 2080 5155 9730 4000 0250

BIC: CAGLESMMXXX, com depósito identificado para:  ECOECOAGRO, o nome e o DNI.

 

Após o pagamento da inscrição, você deverá enviar uma cópia do comprovante de depósito para a Secretaria do Congresso (cia2020@uvigo.gal) e o formulário de inscrição devidamente preenchido. O formulário de inscrição pode ser baixado aqui: Formulário de Inscrição

Publicado em 27/04/2020

 

ATENÇÃO

 

A Comissão Organizadora do VIII Congresso Internacional de Agroecologia informa:

 

1. Considerando as previsões das autoridades de saúde em virtude do triste fenômeno do coronavírus as datas do evento, 2 e 3 de julho, permanecem inalteradas. Até o momento, nenhuma das previsões feitas, nem as mais pessimistas, estimam um tempo de controle/medidas tão amplo. Portanto, viajar para Vigo ou a partir de Vigo será totalmente seguro nessas datas.

 

2. Considerando os transtornos provocados nestas semanas em muitas escolas e centros educacionais, de pesquisa, e transferência de conhecimento, assim como em empresas e organizações que iniciaram o processo de programar o envio de artigos científicos e /ou experiências, a Comissão Organizadora decidiu prorrogar o prazo de envio de resumos até 26 de abril.

 

3. Desta forma, decidiu ampliar em um mês o período para realização da inscrição com desconto. Isto significa que será até 01 de junho o período para realização das inscrições com taxas reduzidas.

 

4. A Comissão Organizadora, desta forma, quer expressar sua total confiança nas decisões que estão sendo adotadas pelas autoridades políticas de nossos respectivos governos, e expressa o desejo de que as soluções para este problema estejam mais próximas do que distantes e que possamos recuperar uma certa normalidade em nossas vidas. Ao mesmo tempo, expressamos nossa convicção de que as sociedades que se organizam localmente, que se estruturam a partir dos recursos renováveis existentes em seus territórios, que se fundamentam a partir dos protagonismos das pessoas e suas comunidades como sempre foi defendido pela Agroecologia, são sociedades muito mais resilientes e sustentáveis, e possivelmente mais justas. Isso não é combatido com a inovação, nem com a internacionalização das relações sociais, nem com a idolatrização de uma única forma de pensar, de uma única maneira de medir, com um caminho único de prosperidade e com um único mundo de felicidade.

Nos veremos em Vigo, em julho e seguiremos construindo um mundo diferente.

 

Xavier Simón Fernández

GI Economía Ecolóxica, Agroecoloxía e Historia

Universidade de Vigo

http://economiaecoloxica.webs.uvigo.gal/

Tel.: +34.986.812512

Atualização em 27/04/2020

 

VIII Congresso Internacional de Agroecologia: formato On-Line 

 

Políticas alimentares para a sustentabilidade

 

Datas: 2 e 3 de julho de 2020

 

 

Objetivo geral

 

 

É um momento de ação, individual, coletiva e pública. É urgentemente necessário construir um sistema alimentar sustentável em escala local e global. Para isso, a ação de grupos organizados, que coletam decisões individuais, comunitárias e institucionais, tornam-se elementos-chave.

Já existem comunidades locais que coletivizaram suas decisões de produção, consumo e gestão de resíduos. Já encontramos instituições, especialmente locais, que optaram por compras responsáveis de alimentos. Aproveitando essas experiências, é tempo para ampliar as novas iniciativas e superar a escala local. Nesse contexto as novas políticas alimentares tornam-se um elemento-chave.

O 8º Congresso Internacional de Agroecologia é um apelo aos governos, cientistas, movimentos sociais, empresas, indivíduos e comunidades para compartilhar os processos de inovação social, política e institucional em que estão inseridos.
 

ÁREAS TEMÁTICAS

 
O tema central do congresso englobará as políticas alimentares para a sustentabilidade e está estruturado em três dimensões e nove áreas temáticas (AT):

1. Dimensão política

A.T. 1. As políticas públicas para fomentar e ampliar as iniciativas agroecológicas;

A.T. 2. A governança do sistema agroalimentar: economia global e sociedade local; ação social e comunitária;

A.T. 3. As instituições públicas e a aquisição de alimentos;

 

2. Dimensão socioeconômica

A.T. 4. Novas formas de conhecimento e de propriedade para a sustentabilidade;

A.T. 5. Ética, epistemologia e educação para a Agroecologia;

A.T. 6. Feminismo e Agroecologia;

 

3. Dimensão técnico-produtiva

A.T. 7. Manejo agroecológico de sistemas agrícolas, pecuários e  florestais;

A.T. 8. Estratégias para a conservação da biodiversidade;

A.T. 9. Cadeia agroalimentar: distribuição, conservação e resíduos alimentares.

 

Existem duas modalidades de participação: Relato de Experiências e Apresentação de Artigos Científicos.

 

Envio de Artigos Científicos

Enviar o resumo (cia2020@uvigo.gal) em arquivo de texto, com no máximo 2 páginas contendo: Autor/a e Título do trabalho, resumo.

Data limite: 15 de maio.

Recebido o resumo, o Comitê Científico enviará ao primeiro autor(a) e-mail indicando a sua aceitação ou rejeição.

Envio do Artigo científico completo (novas datas)

Para os resumos aceitos, os artigos científicos com textos completos deverão ser enviados (cia2020@ uvigo.gal) em arquivo de texto como máximo 15 páginas, incluindo quadros, gráficos e bibliografia: tamanho A4, margens simétricas de 2,5 cm., 1,5 de espaço entre linhas e fonte verdana 12.

Data limite: 1 de junho

Recebido o texto completo, antes de 16 de junho o Comitê Científico enviará ao primeiro autor(a) e-mail indicando a sua aceitação ou rejeição. A apresentação do trabalho será oral a través da plataforma educativa online da Universidade de Vigo.

 

Envio de Relatos de Experiências Inovadoras

O VIII Congresso Internacional de Agroecologia quer constituir um espaço para a apresentação de experiências inovadoras no âmbito da governança do sistema alimentar.

Envio da proposta: Dever-se-á enviar proposta (cia2020@uvigo.gal) em arquivo de texto, com no máximo quatro páginas contendo: Autor/a, Título da Experiência; e as seguintes questões: Em que consiste a experiência? Quais são os seus objetivos? Como surgiu a iniciativa? Quais são os elementos críticos, limites e apoios? Qual é a situação atual da iniciativa e como se vê o seu futuro?

 

Data limite: 16 de junho

 

Nota: As normas anteriores são obrigatórias e deverão ser cumpridas.


PUBLICAÇÃO DE MATERIAIS

 

Os textos aceitos pelo Congresso poderão: ser publicados nas  revistas Agroecology and Sustainable Food Systems, Brazilian Journal of Agroecology and Sustainability e Revista Soberanía Alimentaria Biodiversidade e Culturas. Así mesmo, poderão formar parte dos Anais do Evento, que terá ISBN. Finalmente poderão ser editados em vídeos específicos para uma parte das apresentações.

 

IDIOMAS DO CONGRESSO

O Congresso usará o Espanhol, o Português, o Inglês e o Galego como línguas para o diálogo e a apresentação de trabalhos.


LUGAR DE REALIZAÇÃO

Universidade de Vigo. Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais. Campus Universitário. Lagoas-Marcosende. Vigo, Espanha.


TAXAS DE INSCRIÇÃO E DATAS

Inscrições até o inicio do evento.

Cota Ordinária Profissionais: 90 €

Estudantes e Desempregados: 30 €

 

Para se inscrever com uma taxa reduzida, você precisará enviar um documento comprovando a condição necessária. No caso de coexistência da situação de Estudante e Profissional, será esta última levada em consideração para efeitos de pagamento da taxa de inscrição.

A inscrição dará direito a participar de todas as atividades programadas, receber materiais do congresso e os Anais do Evento.

 

10 %de desconto para membros da SOCLA e da UFRPE/UFAPE

Para Inscrição:


Registro desde Galiza ou Comunidade Autónoma do Estado Espanhol

Fazer transferência para a seguinte conta: 2080 5155 9730 4000 0250 com depósito identificado para: ECOECOAGRO, o nome e o DNI.


Inscrição para estrangeiros

Pazer transferência para a seguinte conta:

IBAN: ES31 2080 5155 9730 4000 0250

BIC: CAGLESMMXXX, com depósito identificado para:  ECOECOAGRO, o nome e o DNI.

 

Após o pagamento da inscrição, você deverá enviar uma cópia do comprovante de depósito para a Secretaria do Congresso (cia2020@uvigo.gal) e o formulário de inscrição devidamente preenchido.

O formulário de inscrição pode ser baixado aqui: http://economiaecoloxica.webs.uvigo.es/docs/novas/86/formulario-portugu_s.pdf

 

COMITÊ CIENTÍFICO

Clara I. Nichols. University of California, Berkeley

David Gallar Hernández. Instituto de Sociología y Estudios Campesinos

Gustavo Duch. Revista Soberanía Alimentaria

Ines Gazzano. SOCLA. Universidad de la República Uruguay

Joana Nogueira. Instituto Politécnico de Viana do Castelo

Laura Armengot. Research Institute of Organic Agriculture FiBL

Lourenzo Fernández Prieto. Rede Revolta

Mamen Cuéllar Padilla, Instituto de Sociología y Estudios Campesinos

Manuel González de Molina. Universidad Pablo Olavide

Marta Soler Montiel. Universidad de Sevilla

Miguel A. Altieri. University of California, Berkeley

Rene Montalba. SOCLA. Universidad de La Frontera

Ricardo Serra Borsatto. Universidade Federal de São Carlos

Santiago Sarandón. SOCLA. Universidad Nacional de La Plata

Wallace Rodrigues Telino Júnior. Universidade Federal Rural de Pernambuco

Werônica Meira de Souza. Universidade Federal Rural de Pernambuco


COMITÊ DE ORGANIZAÇÃO

África Jiménez Ruiz. Instituto de Sociología y Estudios Campesinos

Damián Copena. Universidad de Oviedo

David Pérez Neira. Universidad de León

David Soto Fernández. Rede Revolta

Horasa Maria Lima da Silva Andrade. Núcleo Agrofamiliar, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Isabel Vara Sánchez. Instituto de Sociología y Estudios Campesinos

Luciano Pires de Andrade. Núcleo Agrofamiliar, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Xavier Simón. Universidade de Vigo

 

Mais Informações
Secretaria do Congresso
Telefone: +34.986.812.512
Endereço electrónico:
cia2020@uvigo.gal

Página web: http://webs.uvigo.es/economiaecoloxica/

 

Clique na imagem para abrir